Publicado em

Festival de Bonecos do Casarão do Chá – Mogi das Cruzes/SP

No último domingo de março, dia 27, fomos apresentar o trabalho da Pupano no Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes, interior de SP. Só pelo casarão, patrimônio cultural nacional, já valeu a pena a visita.

Foi um dia de muito sol e gente animada. Montamos a mesa da Pupano com duas novidades: A boneca Camila, descendente de japoneses e que foi lançada neste Festival e nosso “bonecão de pintar”, inspirado no Boneco para pintar, mas em formato gigante!

Bonecos-pupano-festival-de-bonecos-casarao-do-cha

Aqui está nosso bonecão, desenhado especialmente para o evento, para servir como obra coletiva de todas as crianças que visitaram o Festival! Essas fotos foram tiradas alguns minutos antes da abertura do espaço, enquanto ele ainda estava branquinho!

Boneco-para-pintar-pupano

Durante a Festival as crianças que passaram por lá se animaram e cada uma delas, sozinhas ou coletivamente, ajudaram a dar vida ao nosso bonecão! As mais tímidas também foram incentivadas e no final todo mundo quis deixar sua marca! As fotos abaixo mostram parte do processo e o resultado final do nosso Bonecão para pintar: uma verdadeira obra de arte!!

Crianças pintando o bonecão de pintar do Atelier Pupano, durante o I Festival de Bonecos do Casarão do chá de Mogi das Cruzes - São Paulo

Com muitas crianças passeando pelo Casarão, foi difícil manter a mesa arrumada, rsrs. Teve passeio com a Girafa Bete – que carregou TODOS os bonecos por um tour completo em volta da mesa – e muita formiga comendo e carregando as folhas, entrando e saindo do formigueiro, muitas e muitas vezes! rsrs

Crianças-brincando-com-formigueiro-pupano

E com tanto expositor bacana, eu não poderia sair de mãos vazias!

Comprei de presente – pra mim mesma – um boneco lindo de cerâmica da Bádue Modelados, inspirado em um brinquedo grego datado do início do século V a.C. Já minha mãe ganhou um amuleto da sorte da loja Kokeshi Okazaki, cFestival-de-bonecos-casarão-do-chá-presenteshamado Daruma, feito de madeira e pintado à mão!! O Daruma, além objeto de decoração, serve pra realizar desejos: você pinta um olho quando pede o desejo e pinta o outro apenas quando ele é realizado, em sinal de agradecimento.

Pra animar quem foi prestigiar o evento, os organizadores montaram na parte externa um espaço de alimentação, com degustação de chá, comida japonesa e biscoitos, tudo preparado com muito carinho pra não deixar ninguém sair de barriga vazia.

Gostaria de agradecer todas as pessoas que foram ao evento e levaram as crianças, foi uma tarde muito divertida! Agradeço também aos organizadores e em especial ao Yuuki Nakatani, que me convidou para o Festival e conseguiu reunir pessoas muito talentosas para expôr seu trabalho em um espaço tão acolhedor.

Quer saber quem mais estava por lá? Clique aqui e conheça todos os expositores do I Festival de Bonecos do Casarão do Chá!

Até o próximo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *