Publicado em

Coleção “Antiprincesas”: Livros sobre mulheres reais para inspirar meninas e meninos

Adorei quando descobri a coleção de livros “antiprincesas” para crianças. São livros escritos e ilustrados para mostrar às crianças a vida de mulheres inspiradoras, das quais muitas vezes nem ouvimos falar. Produzido pela editora argentina Chirimbote, o primeiro livro da coleção fala sobre Frida Kalho e é um ótimo instrumento para educadores como auxiliar na discussão sobre gênero, luta de classes e sexualidade. A biografia da cantora e compositora chilena Violeta Parra e de Juana Azurduy, que lutou pela independência da América espanhola, também já estão disponíveis!

Os livros são para crianças e trazem uma temática muito importante, a das mulheres protagonistas, que enfrentaram a sociedade da sua época e inspiram mulheres até hoje! Nesses livros elas não são apenas protagonistas, mas mulheres influentes e reconhecidas, que servem de modelo para a construção de uma mulher forte, independente, que alcança seus sonhos com muita luta e coragem.

Quem participa da criação dos livros

Os livros da coleção foram escritos por Nadia Fink e ilustrados por Martín Azcurra e Pitu Saá. Segundo a escritora, os livros possuem um texto dinâmico e uma leitura em quadros coloridos que se distribuem pelas páginas e favorecem uma outra forma de leitura. Em uma entrevista ao jornal “LaCapital”, a autora afirma que “Uma de nossas preocupações é compreender os novos formatos que experimentam as meninas e meninos de hoje, onde a linguagem não é linear, mas distribuída em múltiplas janelas na tela que interagem entre si. Isso nos parece fundamental. Valorizamos as novas gerações e não negamos suas mudanças, por isso tentamos transformar em arte sua nova visão de mundo”

FRIDA_KAHLO_colecao-antiprincesas-portugues

Por que o título “antiprincesas”?

Para a autora, o nome antiprincesas “[…] não é tanto em um sentido negativo, se não que para aproximar as crianças das histórias de mulheres reais, que transcenderam seu tempo e romperam estruturas”. A ideia é muito bacana e foge do modelo tradicional das princesas Disney, mostrando para as meninas que é possível uma outra forma de ser, longe dos estereótipos e das imposições sobre o corpo da mulher.

Frida Kahlo em português

O primeiro livro da série, sobre a vida de Frida Kahlo, já está sendo produzido no Brasil! Devido à grande procura dos brasileiros, a tendência é que toda a coleção seja traduzida para o nosso idioma. Outra novidade é que uma das grandes mulheres que entrará nessa coleção é a nossa escritora, Clarice Lispector! O livro ainda não tem data de lançamento, mas ela já consta no site dos editores como uma das futuras antiprincesas.

Clique AQUI para conhecer o livro da Frida Kahlo em português.

coleção-antiprincesas-chirimbote

ATUALIZANDO: Clarice e Violeta Parra já estão em português!! Você pode encontrar os livros no site da SUR livro!

Outras dicas de leitura com meninas protagonistas

Além dessa coleção, existem outros bons títulos de literatura infantil que trazem a mulher como protagonista e que as representa como pessoas normais, fortes e inspiradoras. Aqui estão alguns que já li e recomendo:

  • Um outro país para Azzium-outro-pais-para-azzi

Conta a historia de uma menina de dez anos que foge de um país em guerra com sua família, exceto a avó, que acaba ficando para trás. No decorrer do livro, acompanhamos a luta de Azzi e sua família para se adaptarem aos costumes de um novo país. O livro é em quadrinhos, o que deixa a história bem emocionante e agrada leitores grandes e pequenos. Escrito e ilustrado por Sarah Garland. Editado pela Pulo do Gato.

  •  A menina e o elefantea-menina-e-o-elefante

Um livro encantador, com ilustrações que parecem voar da página. O livro fala sobre a amizade entre uma menina e um elefante. Até que o elefante é enviado de volta para a África e a menina (chamada sempre de menina no livro), viaja para esse continente distante em busca de seu grande amigo. Escrito e ilustrado por Nicole de Cock. Editado pela CosacNaify.

  • As tranças de Bintouas-trancas-de-Bintou

Bintou (que também é a inspiração para uma de nossas bonecas, a Nina) é uma menina negra que quer trocar seus birotes por longas tranças. Durante a história, conhecemos um pouco da cultura da África e acompanhamos Bintou em suas aventuras cotidianas, desde o ritual para escolher o nome de seu novo irmão até o episódio em que Bintou salva dois meninos que se afogavam no rio. Escrito por Sylviane A. Diouf e ilustrado por Shane W. Evans. Editado pela CosacNaify.

  • A princesinha medrosaa-princesinha-medrosa

Para quem não abre mão dos livros de princesa, esse é uma ótima opção pra conhecer uma princesa bem real, que tinha medo de quase tudo, e durante o livro, vai ganhando coragem e aprendendo a ser feliz. No final a gente vê que ela ainda tem alguns medos, mas quem não tem? Escrito e ilustrado por Odilon Moraes. Editado pela CosacNaify.

  • Mari e as coisas da vidamari-e-as-coisas-da-vida

O livro é uma completa poesia, dá vontade de enquadrar e colocar na parede todas as páginas. Nele conhecemos logo de cara a Mari, uma garota agitada e comilona, que passa os dias se divertindo com a avó e comendo bolacha. Um dia a avó fica doente e Mari é a única que consegue entendê-la. Escrito por Tine Mortier e ilustrado por Kaatje Vermeire. Editado pela Pulo do Gato.

Esses são alguns dos livros que eu indico pra todo mundo. Se você conhece algum livro infantil que mostra como as mulheres são de verdade, conte pra gente e aumente nossa lista de boas indicações 🙂

2 comentários sobre “Coleção “Antiprincesas”: Livros sobre mulheres reais para inspirar meninas e meninos

  1. Onde consigo comprar o livro sobre Frida em português?

    1. Oi Thalyne!
      Você pode comprar o livro em português clicando aqui> http://www.surlivro.com.br/catalogo/produto/2359/ANTIPRINCESAS-FRIDA-KAHLO-LIVRO-EM-PORTUGUS-
      Por enquanto só o da Frida está em português, mas o da Violeta Parra já está sendo traduzido também! Assim que sair posto o link aqui!
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *