Publicado em

Boneco para pintar

boneco para pintar

Sabemos o quanto as crianças gostam de desenhar e como isso é importante para o desenvolvimento da sua criatividade e também das suas emoções. A criança pequena, principalmente aquela que ainda não consegue se expressar por palavras, utiliza o desenho, a pintura, e outras formas de expressão artística para fazê-lo.

Foi sabendo dessa importância que nasceu o boneco para pintar da Pupano. De algodão crú, o boneco representa uma figura humana, sem gênero, para que a criança crie seu personagem e conte sua história.

 Blo-Pupano-Boneco-de-pano-para-pintarFotos: Boneco para pintar – acompanha 6 canetas para tecido. Para comprar clique aqui.

“Com ele é possível ainda que a criança desenhe um personagem de cada lado e possa criar uma história mais rica e divertida”.

Ofereça diferentes materiais para a expressão artística

No caso do desenho e pintura, há muitos materiais que podem ser usados pelas crianças. Além dos mais comuns, como lápis, giz de cera, tinta, papel e tela, existem também os caseiros, improvisados, feitos por você na sua casa e que podem resultar em uma experiência mais rica.

Tintas caseiras

Fazer as próprias tintas pode ser um experimento muito criativo. São muitas as possibilidades de produzir tintas caseiras. Aqui vou dar algumas dicas de materiais que já testei com as crianças e foram um sucesso.

Blog-Pupano-tinta-de-beterraba-tinta-de-saguFotos: Tinta de beterraba-Blog artspedagogica / Tinta de sagú-Blog aprendendoeconstruindo

– Para os bebês, as tintas caseiras são as melhores opções. Atóxicas e com materiais comestíveis, elas são seguras e proporcionam uma experiência sensorial muito significativa, permitindo a exploração da textura, temperatura e consistência. Alguns exemplos são: Tintas de legumes, como beterraba e cenoura; frutas cortadas em pedaços grandes, como melancia; gelatina pronta de diferentes cores; sagú cozido com corantes alimentícios e muitos outros.

– Para crianças a partir de 1 ano é possível oferecer tintas mais variadas pois elas já não tem o costume de provar. Alguns materiais favorecem e estimulam a criatividade e experiência sensorial. Aqui vão algumas ideias: Misture água com corante alimentício e congele em formas de gelo; peneire a terra do jardim e misture água até obter consistência pastosa; ofereça frutas moles e de cores fortes, que podem ser amassadas pelas crianças e viram uma tinta líquida bem cheirosa (use amora, morango, laranja, melancia…).

blog-Pupano-tinta-de-farinha-gelo-barroFotos: Tinta de farinha-site playideas / Tinta de gelo-site learnplayimagine / Tinta de terra-ThemaEducando

Suportes para pintar

Nem sempre a folha de papel branco é a melhor opção. Para tintas caseiras, em geral mais líquidas, o ideal é usar folhas grossas ou partir para outros suportes. Caixas de papelão, tecidos e a própria parede de casa podem ser uma ótima opção. Você também pode separar potes de plástico que não usa mais, pedaços de madeira, espelhos, enfim, são inúmeras as possibilidades. Quanto maior a possibilidade de explorar, mais rica será essa experiência para a criança.

Aqui você encontra algumas receitas de tintas caseiras.

Gostou da ideia? Tem alguma receita de tinta caseira que você fez e deu certo? Conte pra gente e compartilhe seus experimentos 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *